Fazemos parte de um grupo multidisciplinar que está atuando no acompanhamento dos aspectos ambientais do jardim de chuva implementado em setembro de 2019 na Fundição Progresso, Rio de Janeiro.
Vocês já observaram como as fortes chuvas, as secas e os desastres socionaturais aparecem na literatura, na cultura e na arte brasileiras? Afinal a arte traduz as vivências, inspirações e medos das pessoas, não é mesmo? Então vamos compartilhar periodicamente alguns trechos de livros, músicas, poemas, contos, pinturas esculturas e citações que abordam estes temas.
As chuvas intensas (fortes) são fenômeno comum no verão do sudeste brasileiro e costumam resultar em enchentes e movimentos de terra nas cidades, sobretudo em áreas desprovidas de infraestrutura urbana. Por isso, a população que reside nestas áreas, muitas vezes vive sob a ameaça de perder suas casas e seus bens, e até mesmo a vida quando as chuvas de verão começam a cair.
Encontrou menção ou referências às chuvas, secas, inundações, deslizamentos, outros tipos de desastres ou à defesa civil na cultura, literatura ou arte brasileira? Envie para nós para que possamos compartilhar.